Somos um escritório de assessoria de investimentos credenciado à XP Investimentos.

FUNDOS DE INVESTIMENTO

FUNDOS DE INVESTIMENTO

O QUE SÃO?

É um tipo de aplicação financeira que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), permitindo assim investir em uma variada cesta de ativos, em diferentes mercados.

COMO FUNCIONAM?

A carteira de um Fundo de Investimento pode englobar Títulos de Renda Fixa, Títulos Públicos, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros. Quanto mais diversificado o fundo, menor o risco. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é o resultado da multiplicação do número de cotas pelo valor da cota no dia.

Taxas:

a) de Administração: Percentual sobre o patrimônio do Fundo, pago anualmente pelos cotistas, referente a prestação de serviços do administrador, gestor e demais serviços.

b) de Performance: Taxa cobrada pelo cotista semestralmente (desde que esteja em seu regulamento) cobrada caso a rentabilidade passe do benchmark de referência.

c) de Entrada e Saída: Alguns Fundos cobram essa taxa como incentivo para o cotista ficar mais tempo do Fundo, dando maior opções de ativos a longo prazo para o gestor.

Profissionais envolvidos:

a) Administrador: Responsável pela constituição do Fundo, pelo seu funcionamento, pelos aspectos jurídicos e pela prestação de informação à CVM. O administrador defende os interesses dos cotistas.

b) Gestor: Responsável por acompanhar o mercado e definir as estratégias de montagem de carteira, segundo os objetivos e política de investimento presentes no regulamento.

c) Distribuidor: Responsável pela venda das cotas do Fundo. O papel do distribuidor pode ser desempenhado pelo próprio administrador ou terceiro contratado por ele.

d) Auditor independente: Responsável por constantemente avaliar a escrituração contábil do Fundo, dando mais credibilidade e segurança para os cotistas.

e) Custodiante: Responsável por guardar os ativos. Responde pelos dados e envio de informações para os administradores e gestores do Fundo, ou seja, responde pelo registro, liquidação e exercício de direitos e obrigações dos ativos que compões a carteira.

f) Cotistas: São os investidores que adquirem uma parte do Fundo.